Quem Foi Zorobabel? Qual é a História de Zorobabel na Bíblia?

 

Zorobabel foi um príncipe de Judá, descendente de Davi

A história de Zorobabel registrada na Bíblia acontece no período em que os judeus retornaram da Babilônia. Não é possível determinar com exatidão o significado do nome Zorobabel. Zorobabel era filho de Salatiel, e neto de Jeoaquim o rei de Judá que ficou prisioneiro na Babilônia (Esdras 3:2; Ageu 1:1; Mateus 1:12). 

Mas o texto de 1 Crônicas 3:19 diz que ele era filho de Pedaias, irmão de Salatiel. Na tentativa de explicar esta diferença, alguns estudiosos sugerem que possa ter ocorrido um erro de copista no texto hebraico. 

 Já outros apontam para um provável casamento levirato na família de Zorobabel. Neste caso, Salatiel teria morrido e seu irmão, Pedaías, teria se casado com a viúva e se tornado pai de Zorobabel. Então de acordo com a lei do levirato, Salatiel é quem deveria ser reconhecido legalmente como o pai do menino. Há ainda aqueles que acreditam que Pedaías deve ter se tornado simplesmente o chefe da família após a morte de Salatiel e adotado seu filho, sem que necessariamente tenha ocorrido um casamento levirato. Alguns estudiosos identificam Zorobabel com o Sesbazar citado em Esdras 1:8. Nesse caso Sesbazar seria a versão persa de seu nome. 

Outros sugerem que Sesbazar talvez tenha sido o líder persa designado por Ciro, enquanto Zorobabel era o líder popular por parte dos judeus. Há ainda aqueles que simplesmente pensam que Sesbazar era o tio de Zorobabel que em 1 Crônicas 3:18 é chamado de Senazar. A história de Zorobabel Zorobabel desempenhou um papel muito importante durante o tempo de retorno dos judeus do exílio. Quando retornou com o grupo principal dos exilados em 537 a.C., Zorobabel foi o líder responsável pela edificação dos alicerces do Templo (Esdras 3:8-10). 

 Os judeus retornaram a Jerusalém muito esperançosos acerca da reconstrução do Templo. Essa reconstrução foi iniciada em vários estágios. Eles começaram restaurando o altar do holocausto, a fim de que pudessem oferecer sacrifícios a Deus. Voltar a observar os sacrifícios regulares em Jerusalém era algo realmente significativo, pois isso não acontecia desde que a cidade havia sido destruída. Mas Esdras informa em seu livro que o trabalho de edificação e restauração sofreu oposição e foi impedido de continuar. 

O trabalho ficou parado até o ano de 520 a.C., quando foi retomado novamente sob a liderança de Zorobabel e Josué.


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