Congregação Cristã do Brasil
A Congregação Cristã do Brasil tem como referência a crença na inteira Bíblia Sagrada, a qual é aceita como contendo a infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. ... Crença que há um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, criador de todas as coisas, em cuja unidade estão: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Congregação Cristã no Brasil é a primeira igreja evangélica de doutrina pentecostal a se estabelecer no solo brasileiro. Inicia-se em 1910, a partir da pregação do missionário ítalo-americano Louis Francescon.
Suas primeiras igrejas foram fundada no Paraná em Santo Antônio da Platina e em São Paulo no Bairro do Brás. Atualmente, segundo o próprio relatório anual oficial da comunidade religiosa, estima-se que ela esteja presente em 73 países. A Congregação Cristã no Brasil figura entre as maiores denominações evangélicas no Brasil, com mais de 2,3 milhões de membros estimados pelo Censo 2010.
Em 2019, as estatísticas da denominação sugeriram aproximadamente mais de 20.000 templos espalhados pelas cinco regiões brasileiras, segundo Relatório nº 83 Edição 2019/2020. Atualmente a Congregação é a 2ª maior denominação protestante no Brasil por número de membros.
A Congregação Cristã no Brasil aderiu aos resultados da Convenção realizada em 1927, na cidade de Niagara Falls, nos Estados Unidos, da Convenção da Igreja Cristã Italiana da América do Norte, na qual foram definidos e adotados os 12 Artigos de Fé.
Já em 2003, foi celebrada a Convenção Internacional das Congregações Cristãs, estabelecendo princípios comuns de gestão eclesiástica, no entanto, sem haver organização nacional prevalecente uma sobre a outra. Organiza-se na forma de irmandade e sua matriz teológica se assemelha ao calvinismo,apesar de alguns estudiosos classificá-la como
Comentários
Postar um comentário