Filisteus

História do povo filisteu, de origem grega, que durante três mil anos foi ... até o território onde hoje se encontra a capital israelense, Telavive.

 

Recebe o nome de filisteu um povo da Antiguidade que habitava a região da Palestina. O termo "filisteu" tem origem no vocábulo hebraico "plishtim", e tal comunidade é largamente citada no Antigo Testamento, onde aparece em passagens importantes da Bíblia, em meio às histórias de personagens como Abraão, Sansão e Davi. 

De Josué a Jeremias, o Antigo Testamento sistematicamente descreve os filisteus como inimigos mortais dos hebreus, sendo apresentados como guerreiros incansáveis, que combatem e humilham cruelmente os israelitas, oferecendo ao deus Dagan todos os bens alheios saqueados, influenciando a cultura de Israel, mas desaparecendo com o tempo, por volta do século VII a.C. Mesmo assim, sua história é ainda hoje envolta em mistério e controvérsias, e por isso, não é seguro ainda afirmar nem mesmo se se tratava de um único povo ou de uma confederação de povos de que vieram do Mar Egeu para o leste do Mar Mediterrâneo no século XIII a.C. 


 As primeiras referências aos filisteus encontram-se nos escritos egípcios dos reinados dos faraós Mineptah e Ramsés III, que relatam que este povo estava integrado aos chamados "povos do mar" (designados igualmente como "povos habitantes das ilhas" ou também "povos do norte"). Devastaram a ilha de Chipre e Ugarit (norte da Síria), levando à queda dos Hititas, finalizando com isso, também, a Idade do Bronze. Por Emerson Santiago



                                              InfoEscola/  Pesquisa - Magno Moreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A DIVISÃO DO REINO DE ISRAEL

Quem Foi Zorobabel? Qual é a História de Zorobabel na Bíblia?

O presbiterianismo no Brasil