''Sofistas e sofismas''
👀"Se o amor é cego, e Deus é amor, então Deus é cego." "Quem não trabalha tem muito tempo livre. Se tempo é dinheiro, quem não trabalha é rico." "Se comer vegetais emagrecesse, elefantes e hipopótamos não seriam gordos.
💪Sofismo ou sofisma significa um pensamento ou retórica que procura induzir ao erro, apresentada com aparente lógica e sentido, mas com fundamentos contraditórios e com a intenção de enganar.
Atualmente, um discurso sofista é considerado uma argumentação que supostamente apresenta a verdade, mas sua real intenção reside na ideia do erro, motivado por um comportamento capcioso, numa tentativa de enganar e ludibriar.
Em um sentido popular, um sofisma pode ser interpretado como uma mentira ou um ato de má fé.
Saiba mais sobre o significado de capcioso.
O sofismo não deve ser confundido com o paralogismo, que também se baseia em um raciocÃnio falso, uma falácia ou pensamento ilógico, mas com a diferença de ser feito de boa fé.
O paralogismo é relacionado com a ignorância, quando o indivÃduo não tem a consciência de sua falsidade.
No entanto, a definição de sofismo mudou bastante ao longo dos séculos. Na Grécia Antiga, por exemplo, o termo era utilizado no sentido de “transmitir sabedoria” através de técnicas de retórica e argumentação.
Etimologicamente, sofismo deriva do grego sophisma, em que sophia ou sophos significam respectivamente “sabedoria” e “sábio”. Esta palavra passou a denotar todo tido de conhecimento sobre os assuntos humanos gerais.
Os sofistas da Grécia Antiga eram conhecidos por serem importantes professores, que viajavam pelas cidades e ensinavam aos seus alunos a arte da retórica, que era muito importante para quem desejasse seguir na vida polÃtica.
Os sofistas eram considerados mestres nas técnicas de discurso, fazendo com que o interlocutor acreditasse rapidamente naquilo que falava, sendo verdade ou não.
Sofistas: Os sofistas correspondem aos filósofos que pertenceram à “Escola SofÃstica” (IV e V a.C). Composta por um grupo de sábios e eruditos itinerantes, eles dominavam técnicas de retórica e discurso, e estavam interessados em divulgar seus conhecimentos em troca do pagamento de taxa pelos estudantes ou aprendizes.
PESQUISA: JOÃO DOS SANTOS
Comentários
Postar um comentário